Viagem ao Brasil Alemão – Festa Pomerana 2016

Por muitos anos, eu estive lendo sobre grupos linguísticos e culturas isoladas no Brasil que surgiram como resultado dos padrões de imigração para o Brasil em diferentes fases de sua história, por exemplo, alemães, italianos, poloneses, ucranianos, confederados americanos e japoneses para nomear alguns.
Em viagens anteriores para o sul do Brasil, eu sempre ficava um pouco frustrado por não ouvir muito alemão falado pelos habitantes da região na vida diária. Sem se deixar abater, decidi me aventurar mais para o interior com o meu lederhosen para a Festa Pomerana em Pomerode, Santa Catarina para provar uma festa tradicional Brasil-Alemanha em uma cidade que se chama de “a cidade mais alemã do Brasil”.
Entre 1820 e 1975, chegaram mais de 250.000 alemães ao Brasil. Uma grande parte destes se instalaram no pouco povoado sul do país, onde eles normalmente tinham famílias grandes. Hoje, nas muitas cidades do sul do Brasil a população é predominantemente de origem alemã e alguns ainda têm um número significativo de falantes da língua alemã.
Mosaic Pomerania Brazil Pomerode
Um mosaico com um símbolo da Pomerânia
Pomerode (pop. 25.000) se encontra apenas ao norte de Blumenau (uma outra cidade com uma forte ligação com a imigração alemã) no estado de Santa Catarina. A imigração para Pomerode foi principalmente a partir da região de Pomerânia (hoje a região é dividida entre a Alemanha e a Polônia), que é, em parte, a raiz do nome da cidade.
Cheguei a Pomerode determinado a descobrir se realmente o alemão realmente era falada na cidade. O artigo da Wikipedia que li sugeria que os falantes de alemão usavam um dialeto chamado “Pommersch”. Durante meus três dias lá, não só ouvi alemão falado entre os moradores, também era comum que os moradores locais me perguntassem se eu também falava Alemão, além do Português … aparentemente tenho um pouco de sotaque alemão quando falo (nota: tenho que trabalhar com o meu sotaque em português para perder a influência do alemão 😀 ).
O nível do alemão deles era muito impressionante – equivalente a nativo – Hochdeutsch e a maioria dos residentes alemães estavam animados para falar com um estrangeiro em alemão. Eu não era capaz de encontrar qualquer pessoa que falou no dialeto embora os moradores usado volta e meia algumas palavras de Português, que rolou fora a língua mais fácil do que a palavra alemã.
Drindl lederhosen Brazilian Girls
Eu com os brasileiros em dirndl e lederhosen
A Festa Pomerana é um festival tradicional alemão realizado anualmente em Pomerode. É semelhante a muitos festivais regionais realizados na Alemanha e é muito bairrista. Tem a cerveja local, comida, música e danças de origem alemã e muitos participantes se vestem com roupas tradicionais alemães, como lederhosen e dirndl.
German Brazilian Girls Festa Pomerana
Parada no Portão Sul de Pomerode, Santa Catarina
O ambiente era festivo e acolhedor embora definitivamente mais reservado e calmo do que é o Oktoberfest em Munique, Alemanha (ou em Blumenau que abriga a segunda maior Oktoberfest do mundo). A festa continuou a ser muito local com outros participantes geralmente provenientes de regiões vizinhas.
O traje tradicional alemão era mais conservador (havia regras estritas definidas pelos organizadores) do que é na moda na Alemanha hoje, onde linhas de clivagem são mais baixas para as meninas e há mais diversidade no vestuário para os homens. Em geral, o festival foi divertido e valeu a pena.
German Brazilian Food
Cerveja, almôndegas e salsichas – não é a melhor dieta para a sua cintura 😮

Interested in moving to Brazil for 3-12 months per year? Please write me a message at ConorClyne@TsarExperience.com and I will see how to help you best. 😁🇧🇷

Lederhosen drinkl Festa Pomerana 2016
Klicken für diesen Artikel auf Deutsch!
Click to read this Article in English!
Share This